A mineradora australiana Pilbara Minerals adquiriu a Latin Resources, uma startup que tem reservas de lítio na região de Salinas, no norte de Minas Gerais. A transação vale cerca de US$ 370 milhões e envolve troca de ações. A Latin Resources, também da Austrália, é listada na bolsa de Sydney.

A Latin Resources não começou a extração de minério ainda, mas seu potencial total de produção no Vale do Jequitinhonha é estimado em 70 milhões de toneladas de concentrado de espodumênio, uma rocha que contém lítio. O plano da Latin Resources é extrair o minério em uma unidade próxima às minas e, em seguida, enviá-lo para a China, onde é realizado a maior parte do refino de lítio para uso em baterias.

O negócio vai aumentar em cerca de 20% as reservas de lítio da Pilbara Minerals, a maioria das quais hoje está na região oeste da Austrália. O CEO da Pilbara, Dale Henderson, disse que o negócio é uma forma de diversificar as fontes de receita além da mina australiana de Pilgangoora, principal ativo da mineradora.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.