Skip to content

ALERTA!!! Cuidados com Fraude no Cartão de Crédito!





Atualmente a Fraude cartão de crédito acontece em modo virtual, ou seja, o fraudador não precisa mais ter o cartão de crédito físico em mãos.

Basta ter os dados do cartão de crédito e os dados do proprietário: Aí está o caminho para a clonagem e a fraude ficarem bem fáceis.

Por conta desta possibilidade de fraudes com o Cartão de crédito, as empresas do segmento têm investido bastante em tecnologias, como chips, validação da compra com a leitura biométrica, reconhecimento facial ou utilização de token.




Segundo a Associação Brasileira de cartões de crédito, 95% dos cartões em circulação no Brasil, possuem sistema de chip.

Segundo o diretor da Associação, nenhum país no mundo, possui uma base de cartões chipados como o nosso. A adoção do chip reduziu violentamente a fraude com Cartão de Crédito.

A seguir iremos falar sobre a fraude de Cartão de Crédito o que fazer? Bem como detalhar os tópicos abaixo:

fraude cartão de crédito dano moral
ALERTA!!! Cuidados com Fraude no Cartão de Crédito!

Fraude no Cartão de Crédito – Como Acontece?





Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), no período dos últimos 12 meses, quase nove milhões de brasileiros foram vítimas de Fraude cartão de crédito.
Os principais eventos para esse número assustador, são o crescimento do comércio on-line, o uso demasiado dos aplicativos, e a proliferação de links não confiáveis por e-mail e redes sociais.

A princípio essas seriam as causas para que a clonagem de cartão de crédito seja hoje a fraude mais comum no território nacional.

É muito comum você ouvir de uma pessoa próxima a você que já aconteceu fraude em cartão de crédito com chip.

Atualmente, a Fraude cartão de crédito acontece por meio virtual. Não precisa ter o cartão físico em mãos. Bastam os dados do dono do cartão. Com a inclusão do chip, o que dificulta descobrir os dados do cartão, o fraudador busca pelos dados do cartão na WEB.

Por isso, é muito importante você só usar seus dados em sites confiáveis e não realizar compras em sites não seguros. E muito menos passar seus dados, como número do cartão ou senha, para qualquer pessoa, mesmo que seja seu melhor amigo.

Quem é Responsável pela Fraude no Cartão de Crédito?

Mesmo sendo muito prático rápido e sem burocracia, o cartão de crédito pode ser clonado, perdido, roubado e falsificado.

A partir daí começam as dores de cabeça, pois ele será utilizado para compras realizadas a distância, como as feitas pela WEB ou por telefone.

fraude compra cartao de credito

Na maioria das vezes, quando ocorre a Fraude cartão de crédito, o titular do cartão fraudado não precisa pagar pelo prejuízo.

Assim que o titular perceber que teve o cartão foi clonado, deve avisar a operadora do cartão, informando que foi vítima de uma fraude, ou que teve o cartão de crédito roubado ou perdido.

A melhor prevenção a fraude é utilizar somente em sites confiáveis, não disponibilizar seus dados como senha e número de cartão para parentes e amigos.

Quais os Riscos para Seu Negócio?

Quando o lojista não toma as medidas de segurança cabíveis quando o cliente está realizando uma compra e posteriormente é informado que aquele cartão de crédito usado era um cartão clonado, ele pode arcar com o prejuízo das compras indevidas.

Essa responsabilidade não pode recair sobre o titular do cartão, pois a lei brasileira ampara o consumidor, dizendo que é responsabilidade dos lojistas e comerciantes, garantir a segurança da compra.

Uma forma de prevenir fraudes é no momento da compra, o lojista exigir que o cliente apresente um documento de identidade, para que se possa comparar com os dados do cartão.

Quando o lojista toma todos os cuidados necessários contra as fraudes, a responsabilidade fica então com a operadora do cartão.

5 Dicas para se Livrar das Fraudes no Cartão!

Para evitar a Fraude no cartão de crédito, você deve tomar os seguintes cuidados elencados a seguir:

  1. A fraude cartão de crédito internet é a mais comum, por isso só use sites confiáveis e não use sites considerados não seguros.
  2. Tenha controle de quanto você gasta. Pois existem fraudes com valores muito pequenos e sem saber o seu volume de gastos, você pode não perceber.
  3. Portanto, é confiável fazer cartão de credito pela internet, porém baixe o aplicativo do seu cartão de crédito no seu celular ou tablet. Com o aplicativo você consegue acompanhar as compras em tempo real, saldo e demais transações.
  4. A fraude de cartão de crédito crime tipo estelionato, por isso não passe seus dados de cartão para ninguém. Nem senha e nem outros dados, como o número do código de segurança e a validade do cartão.
  5. Deixe seu cartão de crédito em lugar seguro, nunca o entregue na mão de terceiros.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a consultar e a conhecer melhor como funciona a Fraude cartão de crédito.

Aproveite e acesse nosso blog: Cartao de Crédito e veja outros artigos.

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui sua pergunta e, fique ligado!

Responderemos em nossas próximas publicações.

Veja o vídeo: