Skip to content

Tudo Sobre Cartão de Débito no Brasil – INCRÍVEL!





Saiba mais sobre o cartão de débito e como usá-lo. Seja na hora de pagar uma conta ou, até mesmo, contratar algum tipo de serviço, por exemplo. A função do cartão de débito, tem sido uma das formas de pagamento cada vez mais utilizado pela população.

Afinal, as vantagens e a praticidade que essa modalidade de cartão oferece para os que utiliza, são inúmeras.Mas para quem está recebendo o cartão agora, ou até mesmo já possui uma certa familiaridade com ele, nem sempre é fácil saber todos os pontos que envolvem as transações realizadas via débito.

E regularmente, surgem dúvidas como: “Eu preciso pagar algum tipo de tarifa?” “O cartão de débito faz parcelamentos “É melhor usar o cartão de débito ou de crédito? Entre outras questões.




E foi pensando em esclarecer essas e outras dúvidas bastante frequentes da população, que nós desenvolvemos este conteúdo. Onde vamos abordar de forma detalhada as principais questões que envolvem essa modalidade de cartão bancário.

Acompanhe!

Quer saber mais sobre o assunto? Fique atento ao nosso artigo e não perca nenhuma informação, sobre este tema tão relevante para o seu bolso.

Como funciona um Cartão de Débito?

Cartão de Débito à Vista
Cartão de Débito à Vista

O cartão de débito, é um dos meios mais práticos de se fazer compras, ou pagar por serviços, sem precisar utilizar moeda em espécie. Para poder utilizá-lo, é necessário que sua conta possua saldo suficiente para cobrir o pagamento que você irá realizar.




Ou seja, o cartão débito só realiza pagamento à vista, pois o valor será debitado (retirado), automaticamente da sua conta bancária, no ato do pagamento.

  • Imagine que você deseja fazer uma compra de R$ 50,00
  • Basta inserir na maquininha o seu cartão de conta corrente, poupança ou salário (em alguns casos), logo em seguida digitar a senha.
  • Em geral, em apenas alguns segundos para que a transação de retirada do valor, possa ser concluída e pronto!
  • Seu pagamento será efetuado.

Qual a diferença do Cartão de Crédito para o Cartão de Débito?

Apesar de serem fisicamente semelhantes, tendo em vista que o cartão de crédito tem o mesmo tamanho. E utilizarem quase sempre as mesmas bandeiras (como Mastercard, Visa, Elo).




Há também casos onde é possível ter às funções débito e crédito, em um mesmo cartão, os chamados cartões múltiplos. É importante enfatizar que existem inúmeras diferenças entre as duas modalidades.

Principais diferenças entre Crédito e Cartão de Débito

  • Liberação do cartão: Para ter o cartão de crédito liberado, em grande parte das vezes, é necessário passar por uma análise do score ou da sua movimentação e relação bancária. Já o para solicitar cartão de débito é bem mais simples
  • Parcelamento: É restrito apenas para quem utiliza cartão de crédito.
  • Pagamento: Na função crédito, é possível passar o cartão e efetuar o pagamento, apenas quando chegar a fatura, uma vez ao mês. Enquanto no cartão de débito o pagamento é a vista. (debitado automaticamente da sua conta).
  • Taxas: Ao usar o cartão de crédito, em alguns tipos de pagamento, há cobrança de taxa de juros. Na função débito, às tarifas costumam ser diferenciadas.

Quanto é a taxa do Cartão de Débito?

Para fazer suas compras ou saques, através do seu cartão de débito à vista, em geral não é feita nenhuma cobrança.



Mas existem situações específicas, que podem exigir o pagamento de taxa. E isso tudo varia de acordo com o pacote de serviços, também conhecido como cesta de serviços, do seu banco.

Há bancos, por exemplo, que cobram taxa caso você exceda o limite de saque em seu cartão de débito, caso você realizar saques através dos terminais de ATM (como o Banco 24 horas). Ou ainda, caso você exceda o número de extratos emitidos por meio de sua conta, através do cartão de débito.

O que Fazer nessas situações?

Para evitar este tipo de cobrança, é fundamental ficar atento às informações que estarão presentes no contrato que você assina, na hora de abrir sua conta em banco.

Ou caso você já utilize seu cartão a algum tempo, e queria saber quais são as taxas cobradas, basta entrar em contato com o banco para obter informações.

Posso parcelar no Cartão de Débito?

O cartão de débito é considerado pagamento à vista, isso quer dizer que as compras não podem ser parceladas na função débito. Como já comentamos anteriormente aqui no artigo.

Se você não tiver saldo para realizar a transação, seja ele um pagamento ou um saque, podem ocorrer duas diferentes situações:

1ª Situação: Se não houver saldo suficiente em sua conta bancária, o pagamento ou o saque, pode ser inativado e emitir a mensagem de “não autorizado”.

2ª Situação: Se sua conta corrente tiver o recurso de crédito automático liberado, o valor será debitado do crédito automático. Mas é importante ficar bastante atento, pois haverá cobrança de taxas de juros, que costumam ser bastante elevadas.

Como fazer um Cartão de Débito?

Para fazer um cartão, é necessário abrir uma conta em banco. Que pode ser poupança, salário ou conta corrente.

Cada uma dessas contas possui exigências específicas, por isso, e importante definir previamente qual delas você pretende abrir.

Depois de decidir qual conta você pretende abrir, é necessário ter em mãos os documentos para abertura de conta.

Esses documentos podem variar de um banco para outro. Mas em geral, costuma ser solicitado originais e cópias:

  • CPF e RG
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Renda

Com os documentos em mãos, basta se dirigir a uma agência do seu banco de preferência, e falar com o gerente. Para que possa ser realizada a abertura da conta.

Há bancos que também disponibilizam a abertura de conta, pela internet. Como os bancos digitais, por exemplo, cartão de débito banco Inter ou outros

Quais são as Vantagens do Cartão de Débito?

Se você está acompanhando nosso artigo até aqui, já deve ter notado algumas das vantagens e diferenças do cartão de débito, não é mesmo?

Mas vamos agora recapitular alguns e apontar outros dos principais benefícios, de utilizar o cartão de débito:

  • Praticidade – Assim que você recebe o seu cartão, já pode começar a utilizar
  • Custo benefício – Por pagar na hora, você não fica com dívidas pendentes e nem precisa pagar juros
  • Segurança – Você não precisa andar com moedas em espécie na rua, para efetuar seus pagamentos, pois o cartão de débito é considerado moeda para pagamento.
  • Facilidade – A utilização do cartão é bem fácil, basta inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, que sua compra ou saque estará concluída. Há instituições que oferecem até mesmo o sistema Contactless, onde basta aproximar o cartão para fazer o pagamento.
  • Aceitação – Grande parte dos estabelecimentos hoje em dia, aceitam o pagamento em débito. E você pode sacar o valor através dos terminais do próprio banco ou da rede Banco 24 horas.
  • Comodidade – A maioria dos recursos do seu cartão, estão disponíveis pelo internet banking do seu banco. Com isso, você pode consultar saldo, fazer pagamento e transferências pela internet.

Quais são os principais Cartões de Débito?

Alguns dos cartões de débitos mais utilizados, estão:

  • Cartão de débito do Nubank
  • Cartão de débito da Caixa
  • Cartão de débito do Santander
  • Cartão de débito do Bradesco
  • Cartão de débito Itaú e outros.

Cartão de débtio

O que é data de Débito?

A data de débito, é a data em que o valor foi debitado da sua conta. E você pode verificar com detalhes, emitindo um extrato bancário onde estará presente a sigla D (débito). Ou outra sigla relacionada, dependendo do extrato do seu banco.

Além data do débito, também pode estar presente em seu extrato, informações como horário e local onde foi realizado a transação.

Assim sendo, é possível ter um controle maior da maneira como você usa o cartão.

Cartão de Débito Internacional, como funciona?

Para fazer viagens que serão feitas fora do país, nada melhor do que poder utilizar cartão de débito internacional, ao invés de precisar utilizar a moeda em espécie.

Existem inúmeros bancos que já oferecem essa comodidade para seus clientes, como no caso do cartão de débito do Bradesco Elo Internacional, por exemplo, e outros bancos. E as taxas por transação, podem variar um banco para outro.

Se você já tem um cartão internacional, é necessário ativar e saber quais são as taxas, você pode ir diretamente ao um dos caixas eletrônicos do banco, ir até uma das agências ou fazer a ativação através do Internet Banking.

Vale a pena ressaltar

Nem todos os bancos oferecem cartão de débito para o exterior como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal.

Para saber se o seu banco oferece ou não este recurso, é importante entrar em contato com a central de relacionamento. Ou antes mesmo de fazer o cartão solicitar essa informação do gerente do banco.

Agora que você acompanhou os principais dados e informações relativos a este tema, que tal continuar acompanhando os artigos aqui em nosso blog → Cartão de Crédito?

Veja também o vídeo a seguir para obter mais informações.