Skip to content

Diferencie AQUI seu Cartão Débito e Crédito





Conheça as principais diferenças entre cartão débito e crédito Não há como negar, os cartões já fazem parte do nosso cotidiano. Seja para fazer aqueles pagamentos mais simples, do dia a dia, como pagar um cafezinho na padaria. Ou até mesmo, para pagar por valores maiores, como o parcelamento de uma TV, por exemplo.

Mas quando o assunto é cartão, é importante estar sempre bem informado. Pois existem muitas diferenças entre fazer o pagamento no débito e no crédito, que podem acabar pensando ainda mais ou um pouco menos no seu bolso. Como a cobrança de tarifas, taxas juros.

Apesar de amplamente utilizado os como funcionam os cartões de débito e de crédito ainda geram muitas dúvidas nas pessoas e, foi pensando nisso, que nós desenvolvemos este artigo.




Ao longo desta leitura, vamos te ajudar a conhecer um pouco mais sobre as diferenças e vantagens de cada um deles, para que você possa encontrar a melhor forma de usar a sua moeda de maneira consciente.

Não perca nenhuma informação! Continue acompanhando nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas.

Diferença entre Cartão Débito e Crédito

Cartão de Débito e Crédito Juntos
Cartão de Débito e Crédito Juntos

O cartão débito e crédito, possuem diferenças importantes. Entre as principais são:

  • O Cartão de Débito: Por meio do cartão de débito, o pagamento a ser feito é debitado automaticamente da sua conta, e funciona como uma espécie de pagamento a vista.
  • O Cartão de Crédito: Por outro lado, através do cartão de crédito, os pagamentos são acumulados, e são cobrados através da fatura.




Vantagens do Cartão de Débito e Crédito

O cartão de débito possui diferenças e também vantagens quando comparado ao cartão de crédito. Estes cartões ajudam a facilitar e muito a vida de quem utiliza.

Listamos a seguir, algumas das principais vantagens:

Vantagens do Débito

O pagamento é feito de forma imediata, e você não fica com dívidas e parcelas a serem pagas posteriormente.




Além disso, os bancos não cobram tarifas sobre pagamentos feitos com cartão de débito. Nesse sentido, é muito melhor optar por utilizar o débito do que sair com moedas e notas na rua.

Existem milhares de máquinas de cartões de débito e crédito, disponíveis para que você possa realizar suas compras.

Vantagens do Crédito

Diferente do que acontece no débito, ao usar o cartão como crédito você não precisa ter notas ou moedas no ato para fazer compras, pode fazer diversas compras e acumular para pagar apenas uma vez ao mês pela fatura.



É possível parcelar as compras, o que ajuda bastante, em especial no que diz respeito a compras e pagamentos mais caros.

Com as compras feitas no cartão de crédito, é possível acumular milhas e conseguir descontos e até mesmo isenção em passagens aéreas. Além de poder participar de clube de vantagens das operadoras de cartão.

Desvantagens de cada um

Apesar dos pontos positivos, existem também algumas desvantagens na forma como funciona cartão de débito e crédito.

No Cartão de Débito: É preciso ter sempre saldo, ou limite especial, para cobrir os pagamentos. E caso não haja, o seu pagamento não será autorizado. Também no débito, não é possível parcelar seus pagamentos.

No Cartão de Crédito: Dependendo do tipo de transação, pode ser cobrado juros elevados. A anuidade, também pode pesar no seu bolso dependendo do tipo de cartão que você possui. Caso você não faça o pagamento total da fatura, pode ter o seu limite impedido, até que você efetue todo pagamento.

Cartão de Crédito Débito Automático

Qual a melhor opção para mim?

Isso depende muito do seu estilo de vida. Pois ambas às funções do cartão, (débito ou crédito) podem ser boas, para quem sabe como usar de forma adequada.

Nossa dica, é use sempre o seu cartão com moderação! Procure fazer um levantamento dos seus gastos e planejar os pagamentos e das despesas que você terá ao longo do mês.

Reserve um valor para ser gasto no crédito, lembrando sempre que é importante ter o valor para arcar com a fatura total no próximo mês; Utilize o valor extra ou que sobra, para reservar fazer uma poupança de emergência ou para investir.

Dessa forma é possível usar o cartão de crédito ou débito automático ao longo do mês de forma consciente, e evitar possíveis problemas fin. ao longo do mês.

Transformar Cartão de Débito em Crédito

Além de poder ter o cartão de débito ou de crédito de forma individual, também é possível ter as duas funções cartão de débito e de crédito juntos.

Essa modalidade de cartão é conhecida como cartão múltiplo, e você escolhe quando quer pagar no débito ou quando prefere pagar no crédito.

Quer saber mais sobre os cartões? Então continue acompanhando os artigos aqui em nosso blog → Cartão de Crédito e veja o vídeo com mais sugestões sobre o tema.