Skip to content

CONSTRANGIDO! Resolva o Cartão Débito não autorizado





Veja como solucionar o problema quando o cartão está como: cartão débito não autorizado

Depois de fazer suas compras, ou comer em um restaurante, chega a hora de efetuar o pagamento e ao passar o cartão de débito aparece mensagem de operação não autorizada ou a colaboradora lhe fala: cartão de débito dá não autorizado. E agora o que fazer?

Se você já passou por uma situação de ter seu cartão recusado, ou conhece alguém que já passou por uma situação semelhante a esta, sabe bem que o constrangimento mediante a uma situação como esta é, de fato, enorme. Ainda mais, quando você ou a pessoa que você conhece, possui saldo suficiente para pagar.

No entanto, apesar de embaraçoso, é importante que você saiba que existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça com o seu o seu cartão, na hora do pagamento.




No artigo de hoje, vamos abordar quais os principais erros que podem fazer com que haja a recusa do cartão de débito. E quais as medidas que você pode adotar, para poder solucionar este problema.

Quer saber mais? Não deixe de acompanhar nosso conteúdo, para se manter bem informado sobre o assunto.

Cartão Débito não autorizado – O que significa?

Cartão de Débito Não Autorizado
Cartão de Débito Não Autorizado

Quando o cartão de débito dá não autorizado, existem alguns motivos que podem estar ocasionando este problema, como já comentamos aqui no artigo.




Em geral, os problemas que mais ocorrem são:

  • Problemas de comunicação do sistema da operadora do cartão
  • Cartão vencido, ou com chip danificado
  • Quando o valor do pagamento é alto, o banco pode fazer a inativação da transação como uma medida de segurança
  • Falta de saldo suficiente em conta, para cobrir o pagamento.

Caso você tenha o seu cartão de crédito ou débito dê inválido, é importante verificar quais são os possíveis problemas, para que você possa buscar a solução de forma correta.

Cartão Débito não autorizado – Principais erros

Na grande maioria das vezes, que o cartão não é autorizado, aparece um código do erro (também conhecido como código de retorno), que está acontecendo entre rede da maquininha e o cartão.




Cada erro, pode apresentar um código de retorno diferente de acordo com a maquininha de cartão. Entre os códigos que mais frequentemente, costumam aparecer nas maquininhas estão:

  • Erro 01- Transação não autorizada: O valor a ser pago, pode ser maior do que o cliente costuma gastar e, nesse caso, o banco desativa a transação como medida de segurança
  • Erro 04 – Cartão inativo: Nesse caso, o cartão está inutilizado pelo banco emissor.
  • Erro 05- Venda não autorizada: Pode não haver saldo suficiente em seu cartão, e no caso de cartões de crédito não há limite disponível.
  • Erro 51- Venda não autorizada, transação negada: Também pode não haver saldo suficiente em seu cartão, e no caso de cartões de crédito não há limite disponível.
  • Erro 54 – Cartão vencido: Ocorre geralmente quando a data de validade cartão já está vencida, ou foi digitada de forma incorreta.  
  • Erro 62 – Venda não autorizada: Costuma acontecer também, em função do valor gasto ser maior do que o cliente costuma gastar e, nesse caso, o banco inativa a transação como medida de segurança.  

Tenho saldo e meu Cartão Débito não passou

Há muitas situações, em que mesmo tendo saldo suficiente na conta, ao passar o cartão, o pagamento não é autorizado.



Se você tem acompanhado o artigo até aqui, percebeu que existem alguns motivos para que isso possa estar acontecendo.

Em situações como essas, você pode adotar algumas medidas para procurar solucionar este transtorno.

Cartão de Crédito Inválido

Verifique os dados digitados e a data do Cartão

Procure digitar novamente a senha do seu cartão e posicionar de forma correta seu cartão na maquininha, pois a senha pode ter sido digitada de forma incorreta ou o cartão pode ter sido mal colocado, nas tentativas anteriores.

Mas tenha cuidado! Em geral 3 tentativas poderão fazer com que o seu cartão seja inutilizado.

Verifique a data de validade do seu cartão, para ver se ele ainda está dentro do prazo.

Entre em contato com o Banco

Quando você for passar o cartão, e a mensagem de não autorizado ainda aparecer, é importante anotar o código do erro que está aparecendo na maquininha do cartão.

Caso sua compra dê não autorizada com cartão de débito da Caixa, por exemplo, você deve entrar em contato com o banco emissor do seu cartão, a fim de informar o erro que está aparecendo e obter uma solução.

Como resolver com a operadora?

Se o erro apresentado for de responsabilidade da operadora do seu cartão (Mastercard, Visa, Elo, entre outros), assim que for possível, você deve entrar em contato com.

E relatar o problema e o erro apresentado, para que a operadora possa indicar como o seu problema pode ser solucionado, o mais rápido possível.

Fique atento a outras dicas aqui em nosso blog → Cartão de Crédito e acompanhe também o vídeo para saber mais informações: