O Ceará é o principal produtor brasileiro de castanha de caju, responsável por sete das dez cidades que mais produzem o fruto no país. De acordo com o levantamento Produção Agrícola Municipal, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Entre as sete cidades cearenses que mais produziram castanha de caju em 2023, estão Beberibe, Bela Cruz, Ocara, Alto Santo, Aracati, Cascavel e Fortim.
Beberibe foi a cidade cearense que mais produziu castanha de caju em 2023, com 9.626 toneladas ao longo do ano, ficando apenas atrás de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. Bela Cruz foi a terceira cidade com maior produção do fruto do caju, com 7.803 toneladas, e é a cidade brasileira com maior área destinada à castanha de caju – 30.082 hectares.
Ronaldo Sales, diretor da Copacaju, destaca que os resultados positivos do Estado se devem à ampliação das áreas produtivas. Segundo ele, o investimento em tecnologia, a substituição de cajueiros gigantes por precoces e o plantio de mudas contribuíram para o crescimento da produção.
O Ceará produziu um total de 63.258 toneladas de castanha de caju em 2023.