Criminosos reinventam o “Golpe do Motoboy”, saiba como se proteger.
O “Golpe do Motoboy” é uma fraude que tem como alvo principalmente pessoas com pouca familiaridade com o ambiente digital e com o uso de aplicativos de Internet Banking. Este tipo de crime começa com uma ligação telefônica de um falso atendente de banco, que tenta enganar a vítima para obter informações bancárias sensíveis.
Os golpistas identificam suas vítimas a partir de dados básicos, como nome completo, telefone e a instituição bancária com a qual a pessoa se relaciona. Com essas informações, eles fazem o primeiro contato por telefone, apresentando-se como funcionários do banco e solicitando a confirmação de compras que a vítima não realizou. Este é o primeiro passo para ganhar a confiança da vítima e levá-la a acreditar que seu cartão foi clonado.
Após a vítima negar as transações, o falso atendente informa que o cartão foi clonado e precisa ser bloqueado. Neste momento, a vítima é instruída a digitar a senha e cortar o cartão ao meio. No entanto, o golpe não termina aí. O criminoso explica que é necessário buscar o cartão para uma suposta perícia policial e, para isso, solicita o endereço da vítima, informando que um motoboy será enviado.
É fundamental estar atento a esse tipo de golpe e nunca fornecer informações bancárias ou pessoais a desconhecidos. Além disso, é importante verificar se as ligações recebidas são realmente do banco e nunca realizar ações que pareçam suspeitas.
Para evitar cair nesse golpe, é recomendável verificar a autenticidade das ligações e não fornecer informações sensíveis. Além disso, é importante manter os dados bancários em segurança e ter cuidado ao realizar transações online.