O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, afirma que há condições para o governo finalizar no primeiro trimestre o desenho do Desenrola para empresas, voltado para micro e pequenos empresários. O programa terá um foco especial para devedores que contraíram crédito dentro do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado na pandemia.

O ministro destacou que, em relação ao Programa Pronampe, há 44% de inadimplência entre os Microempreendedores Individuais (MEI). Ainda, 7 milhões de MEIs devem ao governo.

Segundo França, o Pronampe emprestou cerca de R$ 50 bilhões e não faz sentido cobrar juros mais a Selic. Ele avisou que gostaria de aproveitar essa janela para apresentar o Desenrola no primeiro trimestre, desde que o patamar de juros para o programa esteja pronto.

O ministro também mencionou que o tema da reunião com o chefe da equipe econômica foi o impacto sobre MEIs e pequenas empresárias gerado pela reforma tributária. Além disso, França propõe rever os limites do MEI e apresentar um formato de rampa baseado no simples nacional.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.