Skip to content

Entenda sobre a Taxa de Câmbio do Cartão!





A taxa de câmbio cartão é uma das maiores preocupações de quem deseja viajar para fora do país. Afinal, o alto valor das moedas estrangeiras já obriga o orçamento da viagem ser bem grande e ter uma reserva de segurança. Isso, somado a variação das taxas para pagamento no Brasil, torna a quantia ainda maior.

Com base nisso, muitas pessoas optam por realizar o câmbio ainda no Brasil e levar as notas para as compras. No entanto, essa opção não é a mais segura, afinal, qualquer problema relacionado a roubo ou perda de bagagem pode gerar grandes imprevistos e complicações.

Dessa forma, a melhor opção ainda é adquirir alguns produtos no cartão de crédito e lidar com as taxas mais tarde. Sendo assim, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre taxa de câmbio cartão e como ela funciona. Desse modo, vai ficar bem mais fácil se programar para fazer sua viagem ao exterior com bastante tranquilidade.




Acompanhe abaixo!

Como funciona a Taxa de Câmbio do Cartão?

taxa de cambio como funciona
Entenda sobre a Taxa de Câmbio do Cartão!

A taxa de câmbio é, em linhas gerais, a comparação de valores entre uma moeda e outra. Ou seja, ela pode ser calculada com equivalência em qualquer moeda, desde o Dólar e Euro, até Pesos e Libras.

A taxa de câmbio cartão de crédito se trata dos impostos cobrados entre o valor pago em um produto na moeda estrangeira e o pagamento posterior em reais aqui no Brasil.




Cada banco cobra valores diferente de taxa entre seus cartões e nem todos permitem compras internacionais. Sendo assim, antes de viajar ao exterior é necessário realizar uma pesquisa para entender se o seu cartão permite as compras fora do país e se pode ser utilizado para outras moedas. Desse modo, você evita pagar um alto valor IOF transferência internacional.

Quais as regras para a Taxa de Câmbio do Cartão?

A taxa de câmbio no cartão de crédito é um tema que está sempre gerando novos debates. Afinal, se trata de um assunto de interesse da população, mas que também envolve transações financeiras de vários bancos.




Desse modo, ambos estão sempre lutando por seus direitos e buscando um ponto de equilíbrio para todos. No entanto, algumas regras são pré-estabelecidas e devem ser seguidas por todas as empresas. Por exemplo, a apresentação da taxa de conversão deve sempre seguir o padrão de 4 casas decimais.

Além disso, todas as instituições financeiras devem manter sempre públicas e abertas suas referências de catálogo e dados de sua propriedade. Esses, por sua vez, devem estar no formato JavaScript Object Notation (JSON).

Qual a Taxa do Cartão de crédito para compras internacionais?

A taxa de câmbio cartão de crédito ainda não possui um padrão entre todos os bancos. O chamado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) varia conforme a transação realizada, valores, tipo de cartão e moeda de compra.

Comumente, os bancos utilizam como base o valor do Banco Central, cobrando certa porcentagem a mais sobre esse valor. O Banco do Brasil, por exemplo, utiliza a taxa diária e soma 2,2% para a sua taxa de câmbio. Desse modo, é necessário analisar em qual valor ficaria a compra e se ela continua valendo a pena para pagamento em Real.

taxa de cambio cartão visa

Qual a nova lei? Entenda!

Recentemente, foi divulgada uma nova lei relacionada a taxa de câmbio cartão. Ela é bem mais vantajosa ao consumidor por um motivo simples: agora é possível saber o valor que será pago no produto, sem alterações futuras.



Antes das novas diretrizes, o valor solicitado pelo banco no produto pago era equivalente ao valor atual da moeda estrangeira.  Ou seja, mesmo que a compra tenha sido realizada em um momento no qual o câmbio estava baixo, o consumidor pagaria a quantia equivalente ao valor atual da moeda.

Com a nova lei, os bancos são obrigados a cobrar a quantia equivalente ao valor do dólar no momento da compra. Sendo assim, tem-se a certeza do valor que será pago pelo produto, sem alterações futuras.

A Taxa é a mesma em todos os bancos? Qual a média?

Como citado, ainda não existe uma padronização sobre o valor do IOF cartão internacional. Cada banco possui suas próprias taxas. Com isso, para o consumidor é mais vantajoso realizar uma pesquisa sobre o assunto antes de sua viagem.

Alguns bancos vêm com a proposta de não cobrar nenhum valor de IOF para as compras internacionais. Porém, comumente esse valor vem sendo cobrado em outros tipos de impostos, sendo uma espécie de “propaganda enganosa” para o usuário.

A alíquota IOF transferência internacional é um assunto que sempre gera muitas dúvidas ao consumidor.

Sendo assim, caso deseje saber mais sobre esse tema, acompanhe esse vídeo! 

E para estar sempre por dentro do mundo das transações financeiras, confira nosso site! https://cartaodecreditoaqui.com.br/.

Por lá, todos os dias postamos novos conteúdos para ajudar você a ter uma vida financeira mais organizada. Desse modo, seu dia a dia vai ficar bem mais tranquilo e livre de preocupações!