As vendas no setor comercial aumentaram 2,5% em janeiro em comparação com dezembro, segundo dados do IBGE. Isso marca o primeiro crescimento significativo desde setembro de 2023, quando o avanço foi de apenas 0,8%. Além disso, é a melhor evolução entre meses consecutivos desde janeiro de 2023, quando a evolução também foi de 2,5%.

O desempenho do início de 2024 é melhor do que os números do fim do ano passado, com uma queda de 1,4% registrada em dezembro de 2023. Em relação ao mesmo período do ano anterior, janeiro registrou um aumento de 4,1%, enquanto no acumulado do último ano, é possível notar uma alta de 1,8%.

O comércio varejista passou por dois meses mais fracos, com resultados significativamente abaixo do esperado, segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa. No entanto, este padrão não é exclusivo de 2024, pois também foi visto em anos anteriores.

Em janeiro deste ano, cinco das oito atividades pesquisadas registraram crescimento. As áreas de tecidos, vestuário e calçados tiveram um aumento de 8,5%, e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram um progresso de 6,1%.

O que você achou deste conteúdo?



A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.