A Transnordestina é a principal obra integradora dos estados nordestinos, de acordo com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, elaborado pela Sudene. A ferrovia tem o potencial de alavancar a reestruturação da malha ferroviária da região e de promover a interligação de diferentes modais de transporte, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico regional.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a construção do trecho Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE) está em andamento, inclusive com recursos da Sudene, através do FDNE. Além disso, o governo federal assegurou a viabilização da linha Salgueiro (PE) ao Complexo de Suape (PE), o que permitirá a recuperação das linhas dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Com essa malha reestruturada, a região terá um salto na logística e na integração.

Danilo Cabral também destacou que o avanço na infraestrutura da região é fundamental para o aumento da competitividade dos estados nordestinos. Ele enfatizou que as ações previstas no Plano estão consolidadas com os estados e que se somam os projetos do Novo PAC. Além disso, está previsto um grande volume de investimento público no Nordeste, o que trará importantes avanços para a região.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.