Skip to content

Empréstimo: Guia completo sobre tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Estou considerando solicitar empréstimo de uma instituição financeira, porém, antes de conseguir acessar esse crédito, decidi pesquisar bastante sobre o assunto e descobri diversas informações que, certamente, você vai adorar saber.

Atualmente, é bastante comum solicitar empréstimos, pois esse tipo de crédito auxilia os consumidores brasileiros a pagarem diferentes categorias de conta, o recurso pode ser usado também para investimentos.

No geral, é benéfico contar com empréstimo, desde que seja realizado em uma instituição de confiança e que as parcelas sejam adequadas para a situação financeira do consumidor.

Quer entender como é que o empréstimo funciona? Se é possível realizá-lo online? Quais são os documentos necessário para consegui-lo? E muito mais?

Acompanhe esse artigo com atenção para entender tudo aquilo que sempre quis saber sobre esse assunto, desta forma, será possível fazer uma escolha consciente.

Boa leitura!

Como funciona o Empréstimo? Entenda!

Dicas para conseguir empréstimo
imagem: Coprodução / Google Internet

De forma geral, é possível estabelecer que o empréstimo bancário é uma espécie de acordo realizado entre a instituição financeira e o consumidor. Onde esse cliente irá conseguir uma quantia de crédito com a promessa de que realizará o pagamento no futuro.

O funcionamento pode variar de uma instituição financeira para outra e as regras também se diferenciam entre as categorias. Afinal, há mais de uma maneira de emprestar crédito de um banco ou de empresa especializada nesse serviço.

É importante compreender também que o empréstimo é bom, contudo, juros são acrescidos nessa conta e o pagamento deve ser feito respeitando as parcelas pré-definidas.

Melhores empresas para fazer empréstimos?

Se você precisa do empréstimo agora na conta, certamente, precisa recorrer a melhor empresa para fornecer o crédito necessário, certo?

Sendo assim, é essencial conhecer quais são as melhores instituições para solicitar o recurso que atende sua necessidade.

Veja só quais empresas considerar:

  1. Simplic: permite que o consumidor faça empréstimo pessoal e consignado. A aprovação dos clientes é alta, logo, dá para confiar na marca;
  2. Bom Pra Crédito: diversos tipos de empréstimos, incluindo modalidades que precisam de imóveis ou automóveis como garantia e é sucesso entre os clientes;
  3. Empréstimo Sim: é ideal para quem estiver precisando de aprovação fácil e as taxas não são tão altas;
  4. Creditas: fornece a opção de empréstimo com garantia, sendo assim, é uma das alternativas mais baratas do mercado financeiro;
  5. Empréstimo Geru: é empréstimo totalmente online e também possui aprovação dos consumidores que já foram clientes da empresa.

Onde o Empréstimo é liberado com facilidade?

Quem precisa de empréstimo fácil pode contar com algumas empresas que operam em ambiente online. Geralmente, são bancos que aprovam crédito com facilidade e não é necessário passar por tanta burocracia.

Conheça quais são a instituições para quem precisa de um empréstimo online urgente:

  1. Nubank: é muito rápido conseguir a liberação de crédito nesse banco, porém, nem todos podem emprestar da Nubank, a marca proporciona essa opção apenas para alguns consumidores;
  2. Just: também é rápida para liberar crédito, o cliente consegue emprestar de R$ 500 a R$ 20 mil reais e as parcelas são divididas em 24 vezes;
  3. Rebel: é ideal para aqueles que estão precisando de crédito imediatamente, porém, não faz empréstimo para negativados.

Quais documentos são necessários para conseguir esse crédito?

Certamente, a documentação necessária para conseguir solicitar e ter o pedido de empréstimo aprovado acaba variando de uma empresa para outra e do tipo da modalidade que será solicitado. Quando é um empréstimo pré-aprovado, por exemplo, daí não é necessário que algo seja apresentado.

Geralmente, os documentos solicitados são:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residências;
  • Documentos solicitados em empréstimo com garantia.

É fundamental que toda documentação esteja correta para que crédito seja liberado pela instituição financeira. Não esqueça que os bancos possuem exigências específica no processo de concessão de empréstimo.

Algumas instituições podem exigir que o solicitante seja cliente da empresa e que sua conta seja corrente, por exemplo, outros já não exigem que isso seja obrigatório. Justamente por esse motivo que é importante pesquisar tudo sobre a empresa que está sendo contratada.

Os tipos de Empréstimo

Como já mencionado previamente, há diferentes tipos de empréstimo, embora o objetivo seja sempre conseguir crédito. As modalidades se diferenciam em diversos fatores.

Conheça algumas modalidades  proporcionadas para o consumidor brasileiro:

  1. Empréstimo consignado é aquele em que o pagamento é descontado diretamente do salário ou aposentadoria do consumidor;
  2. Crédito universitário é o empréstimo concedido para realizar o pagamento de dívidas estudantis;
  3. Crédito automotivo é destinado para quem deseja investir em algum automóvel;
  4. Empréstimo pessoal é o credito disponibilizado para que a pessoa consiga realizar o pagamento de suas contas pessoais;
  5. Empréstimo com garantia é quando o cliente deve colocar o automóvel, a moto ou algum imóvel como garantia de pagamento;

Para que esse investimento seja válido, busque a analisar as suas opções, não apenas sobre as empresas, mas também as categorias.

Dicas para conseguir um Empréstimo

A primeira grande dica é realizar o cadastro positivo para que as empresas consigam perceber o seu histórico como consumidor e entender que as contas são pagas em dia.

É essencial que os credores entendam que não é um risco emprestar crédito para você, isso significa que é fundamental ser um excelente consumidor.

Outra dica interessante é colocar o imóvel como garantia. As instituições financeiras enxergam isso como uma ótima estratégia.

Quem quer conseguir empréstimo precisa declarar a renda e ela deverá ter compatibilidade com a quantidade de dinheiro que está sendo solicitada. Afinal, se o valor for muito alto, o banco pode não liberar o crédito.

Ainda que seja possível conseguir crédito com o nome negativo, a dica mais importante para ter acesso é não estar negativado, já que qualquer empresa enxerga essa característica como algo favorável.

Quem pode fazer Empréstimo pessoal?

Qualquer pessoa física poderá ter acesso, desde que siga todas as obrigatoriedades da instituição financeira em que o crédito está sendo solicitado. Ao seguir as dicas do tópico acima, seguramente, o consumidor vai conseguir aprovação.

Lembre-se que o empréstimo pessoal é aquele concedido para que a pessoa possa realizar o pagamento de dívidas pessoais

Tem como fazer Empréstimo online?

Sim, é possível. Como já foi dito previamente, e é uma excelente forma de conseguir crédito, já que ao optar por emprestar em âmbito digital, o consumidor não precisa lidar com burocracias.

O empréstimo online é realizado sem a necessidade de sair de casa, basta acessar o site da empresa ou baixar o aplicativo disponibilizado pela instituição e executar as etapas. Aliás, algumas marcas nem operam fisicamente, todo serviço é realizado em campo digital.

Agora que você já conhece os detalhes sobre esse assunto, já está apto a fazer um empréstimo consciente, não esqueça de pesquisar bem a empresa antes de realizar esse processo.

Veja o vídeo: