Skip to content

Fatura de Cartão de Crédito | Saiba a Importância





A fatura de cartão de crédito nem sempre é recebida com muito interesse, mas ela é bastante importante. Muito pouca gente leva muito a sério, porque não refletem sobre o quanto é  relevante.

Alguns pontos devem ser esclarecidos para que ninguém fique perdido ao encarar uma fatura de cartão de crédito quando ela chega.

Quem controla seus gastos e entende os itens descritos na fatura , nunca leva susto ao recebê-la.

Além disso, talvez você não saiba, mas ela também pode ser útil. Pode acreditar que sua fatura não serve só pra te deixar com a mão no bolso. Ela pode te auxiliar em vários aspectos. Quer saber como?

Além de te informar a respeito de suas condições de compra,  a fatura de cartão de crédito serve como comprovante de residência.




Em alguns casos é também aceita a fatura de cartão de crédito como comprovante de renda. Sim, é isso mesmo! A fatura paga de seu cartão serve para comprovar renda em muitos casos, como por exemplo abrir conta em bancos.

Aposto que depois de ler este post e descobrir todos os pormenores, nunca mais você vai jogar sua fatura fora depressa. Aqui neste artigo dá para ficar entendendo a fatura do cartão de crédito e muito mais. Olhe o menu: 

Fatura de Cartão de Crédito
Fatura de Cartão de Crédito

O Que é Uma Fatura de Cartão de Crédito?





Afinal, fatura de cartão de crédito o que é? Como podemos conceituar esse documento? O que é  uma fatura? Em que nos ajuda?

Uma fatura de cartão de crédito é o registro de toda a movimentação de crédito realizada dentro de um determinado período, Incluindo todos os gastos realizados. Ela possui vários campos de informação, cada um com  seus dados específicos.  

Veja como consultar a fatura de Cartão de Crédito.

Através da fatura pode-se conhecer: 

  • A data de vencimento;
  • o histórico das despesas;
  • o valor total da fatura;
  • o pagamento mínimo que pode ser feito, caso você opte pelo parcelamento; 
  • a quantidade de parcelas que podem ser contratadas;
  • as parcelas que irão vencer futuramente.

Cada um destes itens possui uma função e um objetivo.

Vamos conhecer a finalidade de cada item?

  • Vencimento – Estabelece a data máxima na qual deverá ser realizado o pagamento.É o limite do prazo. Se ultrapassá-lo pagará juros e multa.
  • Histórico das despesas –  Neste campo estão demonstrados todos os gastos, os  lugares onde você comprou, o valor de cada compra feita, quantas parcelas ainda faltam para pagar, os pagamentos anteriores, juros descontados, valor de anuidades.
  • Parcelas a vencer – Estão descritos os gastos que serão cobrados nas próximas faturas. É o que ainda te resta pagar. Portanto, vale à pena observar este campo cuidadosamente para não perder o controle sobre o limite.
  • Valor total da fatura – Aqui está posto o valor de toda a despesa, referente a este período. É aconselhável que você sempre pague este valor na íntegra, pois optar pelo parcelamento é uma boa forma de se endividar.
  • Pagamento mínimo – Este campo apresenta o valor mínimo que deve ser pago , caso queira parcelar a fatura. Não é a melhor opção. Parcelando a fatura você estará assumindo uma dívida com altas taxas de juros.
  • Parcelamento da fatura –  Este é o espaço em que é apontado o número de parcelas que poderão ser contratadas.
  • Encargos Financeiros – É neste lugar que você encontra as taxas de juros e multas que pagará em caso de atrasos no pagamento do mês. Nos encargos financeiros costuma aparecer também o CET- Custo efetivo total, quanto mais alto , mais caro fica para parcelar ou entrar no rotativo.

Não Paguei a Fatura de Cartão de Crédito, O Que Ocorre?

A fatura do cartão de crédito deve ser paga sempre até o dia do vencimento. Isto evita muito aborrecimento. Além disso, acarreta o pagamento de multas e juros.

Os encargos por atraso não são baratos. Mas se não houve jeito de efetuar o pagamento no tempo certo, o melhor é providenciar o pagamento o mais rapidamente possível.

Um ponto importante é tentar solucionar o caso sem deixar que a dívida se arraste por tempo indeterminado. Mas saiba que não é vantagem parcelar fatura de cartão de crédito.

Cuide para que não se torne uma bola de neve.  Veja como é importante  pagar fatura de cartão de crédito atrasada , o mais breve que puder.

É bom que você saiba o que ocorre quando a fatura do  cartão de crédito não é paga.

Em primeiro lugar a pessoa já entra, logo no dia seguinte, para a lista dos mal pagadores, ou seja, é considerado inadimplente.

 O que acontece depois vai depender da administradora do cartão ou do banco. Cada empresa tem suas particularidades. Não há regras. As empresas de cartão podem escolher entre vários procedimentos:

  • ligar para negociar a dívida;
  • incluir o nome do cliente no SPC;
  • bloquear de imediato o cartão;
  • lançar mão de terceiros para cobrar a dívida, entre outros estratagemas. 

Algumas operadoras de cartão adotam a regra de avisar ao cliente alertando-o sobre o que pode ocorrer. Isto quer dizer que ligam para o cliente e tentam negociar novo prazo para pagamento .

Quando se chega a um acordo, menos mal. O importante é eliminar a dívida o quanto antes. A inadimplência leva a muitos transtornos.

Veja o que pode gerar o não pagamento do cartão:

  • multa moratória que atinge a casa dos 2%
  • Juros de mora em torno de 1% ao mês
  • juros do crédito rotativo –  dependem de cada administradora de cartão , porém a taxa média destes juros gira em torno de 295,5% ao ano .

Portanto, amigo, siga os conselhos:

  1. Pague o cartão em dia
  2. Não fique inadimplente
  3. Evite a todo custo, o parcelamento da fatura/ crédito rotativo.Não entre nessa! É fria!

Fatura de Cartão de Crédito Nubank, Como Tirar?

Você já viu o quanto é essencial pagar a fatura em dia , não é? Se você optou pelo cartão Nunbak , saiba como tirar a fatura com muita facilidade.

Lembre-se de quando contratou o cartão você  deixou um e-mail . É este e-mail que facilitará sua vida. 

  • Então… Acesse  seu e-mail cadastrado no site. 
  • Clique em fatura está fechada .
  • Encontre a explicação de como fazer o pagamento. 
  • Abra o arquivo anexado que é o boleto de pagamento, ou seja a fatura.
  • Imprima seu boleto. 

Consultar Fatura de Cartão de Crédito

Como Retirar Fatura do Cartão de Crédito da Caixa Online

A Fatura do Cartão de Crédito da Caixa pode ser retirado de várias formas:

  • Pode ser recebido através do e-mail que foi cadastrado quando o cartão foi contratado.
  • Se você for correntista do banco, acesse o Internet Banking Caixa e veja o que quiser entrando em  “ cartões”.
  • Para os não correntistas há opções também pela Internet. Entre no site cartões  caixa : https://www.cartoescaixa.caixa.gov.br/; ou  caixa.gov.br e digite CPF e senha ou código de acesso.
  • Caso não tenha senha ou código de acesso, ligue para Central de atendimento ao cliente dos cartões caixa.  Veja os telefones:

Para Cartão Azul – 4004 9009 – Capitais e Regiões Metropolitanas; outros locais: 0800 940 9009

Para Platinum , Grafite, Black, Infinite , Nanquim – 4004 9001; outros locais: 0800 940 9001

Amazônia Card – Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004 9006; demais locais: 0800 9509006

  • Outro jeito de conseguir a fatura é utilizando o aplicativo para cartões de crédito da caixa , pelo celular.

Consultar Fatura de Cartão de Crédito Magazine Luiza, Saiba Como!                                                                                    

O cartão de crédito Magazine Luiza oferece muitas vantagens. A fatura de cartão de crédito Magazine Luiza  é normalmente enviada através do correio para o endereço cadastrado quando o cartão é contratado. Porém, o Magazine disponibiliza outros meios para consultar fatura de cartão de crédito Magazine Luiza, e para outras informações que o cliente necessite. 

Para acessar a fatura do cartão de  crédito você pode usar a Internet. Para facilitar seu acesso aqui está o link https://especiais.magazineluiza.com.br/cartao-luiza/  Entrando nesse site basta digitar o número do cartão e seguir as instruções.

Veja como é fácil:

  • Primeiramente acesse o Portal do Magazine Luiza;
  • digite corretamente o número de seu cartão de crédito Magazine Luiza. Não se esqueça são 16 números.
  • Dê um ok.
  • Entre na página e acesse a fatura do cartão . Você pode também imprimir o código de barras.

Outro jeito de consultar a fatura é através do aplicativo “Itaucard”. O Itaú é parceiro do cartão Magazine Luiza, por isto oferece suporte para consultas ao cartão. No link abaixo você pode fazer o download do aplicativo. Serve ao Android e iOS. Pode ser baixado no App Store  e Google Play.

Mais uma forma de obter a fatura é mandando um  SMS com o nome “appItaucard” diretamente para o número 4828. Receberá retorno no celular com o link para baixar o aplicativo.

Tem mais uma forma de solicitar a fatura. É pelo telefone. A Central de atendimento está sempre pronta a  solucionar as dificuldades com o cartão. Tenha em mãos os documentos que serão pedidos pelo assistente. CPF e número do cartão.

  • Ligue 3003-3030 de Capitais e Regiões Metropolitanas.
  • Ligue 0800 720 3030  de outros locais 

Mas, ainda tem mais um jeitinho de conseguir sua fatura. Você pode dirigir-se às Lojas do Magazine Luiza. Estão distribuídas por todo o Brasil.

Esperamos que tenha tirado muitas dúvidas, mas se ainda restar alguma , dê uma olhada no vídeo abaixo, que te ajudará como acesse o blog → Cartão de Credito.

Agora você tem muitas orientações legais sobre fatura do cartão de crédito. Se gostou do conteúdo, deixe aqui seu comentário. E não deixe de consultar outras postagens do site.

Comments

comments