Skip to content

5 Motivos para ter um Cartão de Crédito Consignado!





Saiba como funciona e conheça as vantagens do cartão de crédito consignado. O uso dos cartões de crédito é cada vez mais comum entre os brasileiros.

Mas, apesar de todas as vantagens e benefícios dos cartões de crédito, é preciso ter muito cuidado com o controle de gastos para evitar que essa facilidade se torne um transtorno, não é verdade?

Como se sabe, os juros dos cartões de crédito costumam ser altos, por isso o controle é fundamental. Mas, será que existem opções mais vantajosas nesse quesito?

Existem sim! E uma das principais opções é o cartão de crédito consignado. É exclusivamente sobre o cartão de crédito consignado que trataremos neste artigo.

Nos próximos tópicos, você vai entender em detalhes como funciona, qual a diferença cartão de crédito e consignado, os benefícios desse tipo de cartão, entre outras informações para você avaliar se vale à pena cartão de crédito consignado para você.




Confira abaixo:

O que é um Cartão de Crédito Consignado?

cartão de crédito
5 Motivos para ter um Cartão de Crédito Consignado!

O cartão de crédito consignado é uma modalidade de cartões de crédito na qual o valor mínimo da fatura é descontado automaticamente no contracheque do trabalhador ou no seu benefício do INSS.

Se trata de uma opção muito utilizada por aposentados e pensionistas, mas também está disponível para outros trabalhadores, como funcionários públicos e assalariados com comprovação de renda.




Por ser descontado de forma automática, o cartão de crédito consignado tem taxas de juros bem abaixo dos cartões de crédito comuns. Essa diferença pode chegar a ser até 5 vezes mais baixa do que as outras modalidades.

Interessante, não?

Agora que você já sabe o que é cartão de crédito consignado, confira em detalhes como funciona essa modalidade de cartão.

Como funciona um Cartão de Crédito Consignado?

O uso do cartão de crédito consignado não se diferencia dos cartões de crédito comuns. Ou seja, ele pode ser usado normalmente para fazer e parcelar compras em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.




Então o cartão de crédito consignado é igual cartão de crédito comum? Não! Como mencionamos, as diferenças estão na forma de pagamento e nas taxas de juros.

Ao invés de realizar o pagamento do cartão em uma fatura comum, nos cartões de crédito consignados o valor mínimo da fatura é descontado automaticamente no contracheque ou benefício do INSS da pessoa. Mas, e quanto ao valor que exceder o mínimo? Como é descontado?

Esse excedente deve ser pago em uma fatura em separado, como nos demais cartões. Mas, caso a fatura não seja quitada, ela poderá ser descontada automaticamente no mês seguinte.

Por conta dessa garantia de pagamento, o cartão de crédito consignado pode oferecer taxas de juros menores que a dos cartões de crédito comuns, o que pode ser uma grande vantagem, principalmente para quem costuma parcelar suas compras, não é verdade?

Quais os benefícios deste tipo de Cartão?

A principal vantagem do cartão de crédito consignado são os juros mais baixos, como dissemos. Mas, os benefícios não param por aí. Outra vantagem interessante é a ausência de anuidade. Não tem nada melhor do que desfrutar de um cartão de crédito totalmente isento de anuidades, não é mesmo?



Além disso, em situações de emergência, é possível solicitar a extensão do prazo de pagamento do seu cartão de crédito consignado. Em alguns casos, é possível parcelar a fatura em até 72 meses.

Mas, lembre-se que esse recurso é apenas para situações de emergência. O ideal é ter um controle eficiente dos gastos para poder pagar integralmente sua fatura todos os meses, evitando cair em um ciclo vicioso que prejudique a sua saúde financeira.

Como funciona o Cartão de Crédito Consignado do INSS?

Aposentados e pensionistas do INSS estão entre os principais usuários do cartão de crédito consignado. Isso porque, além da questão dos juros menores, a liberação do crédito para essas pessoas é bastante simples, dispensando a tradicional análise de crédito que é feita na contratação de cartões de crédito comuns.

Esse pagamento automático funciona como uma garantia para o credor, mas também para o usuário, pois evita a criação de “bolas de neve” por conta de atrasos ou falta de pagamento.

Por esses motivos, não há dúvidas de que o cartão de crédito consignado é bom para os aposentados e pensionistas. Se tratando de cartões de crédito, o consignado certamente é a melhor opção para essas pessoas.

cartão de crédito consignado

Como funciona o Cartão de Crédito Consignado do BMG?

O cartão de crédito consignado do BMG é um dos mais tradicionais dessa modalidade. Com o cartão de crédito consignado BMG, é possível fazer compras no Brasil e também no exterior, o que é um diferencial nesse tipo de cartão.

O cartão de crédito consignado BMG é isento de anuidade e conta com a tradicionalíssima bandeira Mastercard, aceita na maioria dos estabelecimentos do nosso país.

Como funciona o limite do Cartão de Crédito Consignado?

O limite do cartão de crédito consignado é atribuído pela instituição financeira com base na renda específica do solicitante. Ou seja, não há um limite pré-estabelecido.

Porém, na data de pagamento, a instituição desconta automaticamente do contracheque ou benefício o valor mínimo da fatura, desde que não exceda 5% da renda do cliente.

Quer mais informações sobre o cartão de crédito consignado? Confira neste vídeo: