Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Ignazio Visco, avaliou que a decisão de manter os juros nos níveis atuais foi “sábia” para conter a inflação. Ele disse que é necessário ter “cautela” nos próximos meses para evitar que a política monetária cause problemas econômicos.

Visco, que está deixando o comando do BC da Itália, alertou que a situação econômica na zona do euro é “claramente insatisfatória” e que é necessário encontrar o equilíbrio certo entre evitar mais inflação e estabilidade financeira. Ele considera que a dinâmica de preços está em declínio, mas que a inflação ainda é elevada e precisa ser monitorada com cuidado.

O dirigente também destacou que recentemente houve uma alta acentuada nos juros dos bônos de médio e longo prazos, o que é resultado do avanço nos prêmios nos bônos, especialmente nos Estados Unidos. Segundo ele, se este efeito for duradouro, ajudará a conter mais a demanda agregada.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.