
O Cartão Nota Paraná, foi criado para auxiliar o cidadão do Paraná, a incentivar os seus direitos e cidadania. O Nota Paraná é um programa do estado, ele funciona estimulando à cidadania fiscal em todo o estado do Paraná.
O objetivo, é incentivar os consumidores nas compras, a exigirem a entrega do documento fiscal. Desta forma, o estado devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento aos seus consumidores.
No artigo de hoje, vamos saber sobre todo o funcionamento do Cartão Nota Paraná, e como você pode fazer bom uso do mesmo. Para lhe auxiliar na leitura, dividimos o texto em tópicos, que irão finalmente, sanar todas as suas dúvidas.
Os respectivos tópicos abordados são:
Cartão Nota Paraná o que é

Primeiro de tudo, você consumidor e cidadão, precisa entender um pouco mais sobre o Cartão Nota Paraná.mO intuito do Nota Paraná, como já citado acima, é fazer com que o cidadão durante as suas compras, exija comprovante fiscal. Pois, é um direito do consumidor e um dever dos estabelecimentos.
Para que a nota fiscal seja emitida no nome do comprador, é preciso que seja inserido o CPF na NF. Desta forma, alegando que tal consumidor, portador do CPF tal, fez aquela compra.
O Cartão Nota Paraná facilita este procedimento. Sabe como? Ao invés de todo pagamento, você exigir a nota e ter que falar ou até procurar o seu CPF, você apenas dá ao atendente o seu Cartão. Com ele em mãos, basta o consumidor apresentá-lo.
O Cartão ajuda ao consumidor nunca esquecer de colocar o CPF na nota fiscal e auxilia o comerciante também, pois o CPF pode ser lido com o código de barras. Como incentivo deste programa, consumidor recebe parte do imposto que foi efetivamente recolhido pelo estabelecimento, muitas vezes, cerca de 30%. E com o programa Nota Paraná, também pode concorrer a diversos prêmios.
Como fazer o cartão Nota Paraná
A emissão do Cartão Nota Paraná é gratuita. Mas você precisa estar atento ao cadastro correto, para que possa receber o seu cartão. Do mesmo modo que o cidadão pode cadastrar-se pela internet, pode também fazer o Cartão para usar nos estabelecimentos comerciais.
Os consumidores que ainda não tem o Cartão , podem ir até a Receita Estadual de Maringá, no Paraná, onde o cartão está sendo emitido. Abaixo, segue o endereço da Receita para você dirigir-se até lá:
- Avenida Prudente de Morais, número 211 na Zona 7.
Cadastro Nota Paraná
O procedimento para cadastro do Cartão Nota Paraná é feito totalmente pela internet. Como resultado aos consumidores, os mesmos recebem novamente, parte dos impostos que foram pagos nos estabelecimentos.
Para fazer o cadastro é fácil, e nós separamos abaixo, os passos para você que deseja iniciar hoje mesmo, no programa Nota Paraná.
Fique atento, e finalmente, participe do cartão Nota Paraná:
- Entre no site: Nota Paraná
- Vá até a aba “Cadastre-se”;
- Preencha o seu CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e CEP do endereço;
- Preencha o endereço eletrônico (e-mail), onde será criada sua senha;
- Melhore a confiabilidade, preenche outros tipos de dados solicitados, mas que, não são obrigatórios, como o título de eleitor por exemplo;
- Vá até o e-mail cadastrado e clique no link recebido, ele direcionará você para a criação de senha;
- Cadastre sua senha e pronto, você pode acessar o programa do Portal Nota Paraná.
Depois de seu login e senha criados, você ainda pode usar o aplicativo Nota Paraná, e consultar todos os dados do seu cartão Nota Paraná. Procure o aplicativo na plataforma do: Google Play ou iOS.
Clique em instalar e obtenha o aplicativo, com todas as informações do seu cartão como mostra na imagem abaixo.
Onde usar o cartão Nota Paraná
O Cartão Nota Paraná, pode ser utilizado em todos os estabelecimentos que emitem nota fiscal, o que é obrigatório. Consequentemente os estabelecimentos precisam estar sujeitos ao resgate de ICMS, como o comércio varejista, por exemplo.
Você, deve solicitar que tenha seu CPF na nota fiscal, e entregar ao atendente seu Cartão, que funcionará como um código de barras, já cadastrando seu CPF na nota emitida.
Os estabelecimentos são inúmeros, e depois, você consegue abater o valor que recebe novamente em outras dívidas, como o IPVA por exemplo. Além de o valor poder ser abatido no IPVA, ele pode também ser recebido através de saque bancário.
O que mais você pode fazer com o Cartão nota Paraná
Com o Cartão em mãos, você pode:
- Conferir todas as notas fiscais que foram retiradas em seu nome.
- Verificar os seus créditos e também,
- Consultar os bilhetes eletrônicos para o sorteio de prêmios do portal Nota Paraná.
Os valores mínimos para resgate são R$25 para saque bancário, R$5 para créditos no celular (outra opção), e qualquer valor para abater parte do IPVA. O prazo para a compensação dos créditos para os clientes é de três meses.
Isso porque a empresa tem um mês para recolher o imposto e, depois disso, o governo precisa calcular quanto vai ser repassado para cada consumidor.
O grande objetivo a ser alcançado com o cartão Nota Paraná, é a união entre o Estado e a sociedade, que juntos, colaboram em prol da cidadania fiscal. Para você, cidadão do Paraná, é muito importante estar atento a todas as informações que foram repassadas no decorrer do artigo.
Finalmente, agora, você está apto a sempre solicitar nota fiscal com o seu CPF durante suas compras. E além de contribuir para uma sociedade melhor, poder receber parte do valor para abater em alguma outra dívida.
Para saber mais , visite nosso site Exclusivo: Cartão de Crédito
Compartilhe nas suas redes sociais este artigo, informa melhor a sua comunidade, e a ajude a também contribuir para um país melhor e mais correto.
Você pode ter acesso a um resumo em vídeo do Cartão Nota Paraná.
Veja o vídeo