Ampliar o acesso à saúde no Brasil é um dos maiores desafios tanto para o atendimento público como para o privado. Quase 75% da população brasileira depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a maioria dos médicos no país está concentrada nos grandes centros urbanos.

O setor privado, que atende mais de 50 milhões de brasileiros, também é alvo de críticas frequentes. Os pacientes reclamam do aumento constante das mensalidades dos planos de saúde e das dificuldades para conseguir autorizações e agendamentos de procedimentos. Para os médicos, o baixo valor pago por consultas e exames, além do longo prazo para os recebimentos, são fatores desestimulantes.

A boa notícia é que a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta com grande potencial para resolver esses problemas. A telemedicina e as healthtechs são exemplos dessa transformação, que pode ser impulsionada pelo pagamento por uso. Esse modelo de negócio, já popularizado em outros setores, como aplicativos de carro e entrega, pode mudar a forma como as pessoas consomem serviços de saúde no Brasil.

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