O dólar subiu ligeiramente e a bolsa de valores despencou na última quarta-feira. O valor da moeda americana registrou uma pequena alta de 0,23% e foi cotado a R$ 5,47. No mesmo dia, a Bolsa brasileira (B3) fechou em baixa, com um índice de 0,43%.

A explicação para a estabilidade do dólar e a queda da bolsa pode ser atribuída à falta de notícias importantes que pudessem influenciar a trajetória da moeda. Embora houve uma informação positiva sobre a inflação, o número foi inferior à expectativa dos analistas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA 15) de setembro, que registrou uma alta de 0,13%. Essa variação, porém, ficou abaixo da previsão dos especialistas, que esperavam uma alta de 0,29%.

A despeito do bom desempenho da inflação, o mercado financeiro ainda está preocupado com a questão fiscal, que se refere à relação entre despesas e receitas do governo. A desconfiança se concentra em gastos fora dos limites do arcabouço e da metodologia empregada no cálculo das projeções da arrecadação tributária da administração federal.

A Bolsa brasileira (B3) fechou em queda, apesar do bom desempenho das ações de maior peso no Ibovespa.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.