O mercado imobiliário oferece opções para quem deseja investir, e uma delas é financiar projetos em vez de comprar um imóvel na planta. Isso pode render uma Taxa Interna de Retorno (TIR) anual de 25%, em média, muito superior ao juro brasileiro, que é de 10,75% ao ano.
Comprar um imóvel para posteriormente vender ou alugar é opção mais óbvia para quem deseja investir no mercado imobiliário, mas não é necessariamente a mais rentável. Quem busca lucro tem sido escolhendo financiar projetos empreendimentos diretos com as incorporadoras.
O investidor entra como sócio desde a etapa zero, participando do financiamento desde a escolha do terreno até a entrega do projeto. Embora o risco seja maior, o retorno também pode ser mais alto.
A estrutura para este investimento varia entre os family offices. Alguns investidores financiam projetos sozinhos, enquanto outros se unem para formar um fundo e atingir uma soma substancial para o aporte.
O resultado é uma taxa de retorno mais alta do que o pagamento de juros no mercado, tornando-se uma opção interessante para quem deseja investir no mercado imobiliário e ganhar dinheiro.