A Petrobras volta a figurar na lista de maiores pagadoras de dividendos do mundo no segundo trimestre de 2023, de acordo com o levantamento Global Dividend Index. A petrolífera brasileira pagou US$ 4,17 bilhões aos acionistas, o 13º maior valor do planeta e o maior entre as petrolíferas. A Petrobras superou empresas como Apple e L’Oreal em termos de pagamento de dividendos.

As companhias globais distribuíram um total de US$ 606,1 bilhões em dividendos no período, um recorde histórico. As petrolíferas foram as principais impulsionadoras, em especial as petrolíferas de países em desenvolvimento.

A Petrobras havia saído da lista em 2023, após decidir reter os dividendos extraordinários destinados a um fundo de reserva. Como consequência, as ações da empresa despencaram. No entanto, o pagamento de dividendo ordinário é mandatório e continuou ocorrendo normalmente.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.