Veja dois exemplos de corporações que estão à frente da descarbonização no setor marítimo. A Organização Marítima Internacional (IMO) estabeleceu como meta a redução de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) em 70% até 2050. Diferentes empresas do setor naval estão trabalhando em alternativas sustentáveis e soluções para atingir essa meta.

A Trafigura é uma delas. A empresa realiza pesquisas para medir as emissões das embarcações no porto e criar estratégias eficazes para reduzir sua pegada ambiental. Além disso, a empresa trabalha com a parceira RightShip para obter dados precisos e percepções valiosas sobre as emissões das embarcações.

Outra empresa importante nessa questão é a Macaw Energies, que desenvolve soluções de baixo carbono para transformar gases que seriam queimados durante a extração de petróleo em gás natural liquefeito (GNL). Essa tecnologia é capaz de capturar metano e convertê-lo em LiquidFlare, uma alternativa mais sustentável aos combustíveis convencionais. De acordo com o relatório LNG Outlook 2024, o GNL é uma das principais alternativas aos combustíveis convencionais, com expectativa de aumento de 114% na quantidade de navios movidos a esse tipo de energia.

A Redação CCA é composta por redatores dedicados e apaixonados por finanças, mercado financeiro e política. Com uma visão crítica e analítica, nossa equipe se empenha em oferecer conteúdos aprofundados, baseados em dados e informações confiáveis, que buscam esclarecer os eventos e tendências que moldam o cenário econômico e político do Brasil.